sábado, 19 de setembro de 2015

FORQUILHA REALIZOU A PRIMEIRA REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DO GRUPO DO INVENTÁRIO PATRIMONIAL IMATERIAL E ARQUEOLÓGICO DE SEU MUNICÍPIO.

Aconteceu neste último sábado 19 de setembro de 2015, no Centro de Pastoral Catequista Antonio de Lourdes da Paróquia de São Francisco de Assis de Forquilha-Ce, uma reunião convocada pelo Pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante para a criação do Grupo do Inventário “Patrimonial Imaterial e Arqueológico” do Município de Forquilha. Compareceram a reunião conforme lista de presença:  Gerlane Siqueira Rodrigues, Francisco Edicleice Siqueira Rodrigues, Renato César Aragão Mendes Júnior, José Amaro dos Santos, Padre Agnaldo Timóteo da Silveira,  Antonio Edilberto do Santos e pelo convocador da esplêndida reunião Sr. Célio Cavalcante com seu titulo de (Guardião da Arqueologia Cearense) um dos ferrenho defensor da Educação Ambiental e dos Sítios Arqueológicos de sua terra natal que lhe viu crescer. Os procedimentos ventilados foram conforme a pauta:  1º - Convite as Instituições e a Pastoral da Educação para seu agregamento ao Grupo. 2º - Revisão Bibliográfica dos documentos registrados. 3º - Cronograma das atividades. 4º - Convidar as pessoas interessadas para esta missão.  5º - Projeto de divulgação das ações envolvidas. 6º - Criação do Grupo. Preparar apresentação de  slides.  Conforme foi debatido pelos presentes ficou registrado que a próxima reunião seria no dia 14 de outubro vindouro as 20h00min, da noite na sede do Centro de Pastoral Catequista Antonio de Lourdes da Paróquia de São Francisco de Assis de Forquilha-Ceará. O que se sabe é que o município de Forquilha possui um diversificado patrimônio abrangendo diferentes categorias de bens culturais, de natureza material, os de natureza imaterial: bens móveis  integrados ao  acervos de diversos tipos: documentais, patrimônio arqueológico, paleontológico etc. Parte desse universo devi-se ser identificado e reconhecido por meio do Tombamento ou do Registro, entre outras formas de proteção com a realização de seu inventários por este Grupo criado. Pois um povo que não conhece o seu passado tem dificuldade de construir o seu futuro. Por Célio Cavalcante Pesquisador da Pré-história membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.

Um comentário:

  1. Ola
    Meu nomo é Kássia Ximenes e estou interessada nesta pesquisa, pois estudo historia e foi solicitado para a minha 3 AP um inventario de algum patrimonio de minha cidade, para obter estar nota preciso fazer um Pache Kucha(20x20)
    preciso de ajudar e tenho certeza que vc vai me ajudar

    ResponderExcluir