segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PESQUISADORES DO CENTRO SOBRALENSE DE PESQUISAS UFOLÓGICA-CSPU PROMOVERAM INSPEÇÃO ARQUEOLÓGICA E UFOLÓGICA NA CACHOEIRA DO RIO JACURUTU

No último domingo 04 de agosto de 2013, estiveram a convite do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense) o presidente do Centro Sobralense de Pesquisas Ufológica nosso intelectual ufólogo e rosa-cruz  Jacinto Pereira que se fazia acompanhar dos membros pesquisadores desta ONG, Elenilton Roratto ( Ufólogo – Historiador e pesquisador de Línguas mortas e dos Fenícios em solo cearense, e no Brasil), Do Ten/PM/RR – Danúsio Melo. Os pesquisadores visitaram a Cachoeira do Rio Jacurutu, divisa dos municípios de Groaíras e Santa Quitéria-Ceará. Os já mencionados foram acolhidos pelo guia rurícula José Freire e do comunicador José Maria Mota (Motinha).  O objetivo principal da inspeção foi averiguar o patrimônio Arqueológico  localizado  naquele misterioso ambiente, que em dezembro de 1995 já tinha sido visitando pelo pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante. O pesquisador Elenilton Roratto que defende tese sobre os fenícios em solo cearense averiguou naquele paredão granítico, vários símbolos e orifícios com gravuras rupestres que demonstram uma semelhança com inscrições fenícia. As inscrições encontradas na Cachoeira do Rio Jacurutu, seguem um padrão já encontrado em outras regiões do Estado. Segundo Elenilton, as inscrições encontradas nos rochedos da cachoeira fazem parte da escrita inicial do homem na América. O modelo de escrita encontrado, é uma Escrita Embrionária, sendo modelos geométricos, representando vários objetos, sem qualquer relacionamento com a escrita sistemática. Esta fase rudimentar da escrita, remonta a 20.000 a.c, ou seja, ao homem do Paleolítico Superior. No local os pesquisadores encontraram vasta depredação do Patrimônio Arqueológico Nacional, um crime que o homem comete contra a nossa própria Pré-história, sendo previsto sanção na Lei nº 3.924, de 26 de junho de 1961, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos e previstos na  Lei n° 9.605/98.   O presidente do Centro Sobralense de Pesquisas Ufológica – CSPU  
Jacinto Pereira aproveitou para colher algumas informações de moradores nas adjacências do Rio Jacurutu sobre aparições de Óvnis, aonde o camponês Francisco Raimundo de Mesquita 70 anos o único que reside bem próximo da Cachoeira do Jacurutu, comentou ter avistado uma luz muito forte quando estava matando um Porco por volta dás 02h00min, da manhã para levá-lo para vender no Mercado público de Groaíras, ocorrência do avistamento Óvnis no ano de 1966. Outro fato interessante foi o depoimento quando em vida do Sr. José Carneiro da Paixão colhido por Célio Cavalcante em 1995 em fita VHF, pois muito antes já tendo sido divulgado em Jornais por Vicente J. Rodrigues, sobre uma pedra de Diamante que lhe foi dado em forma de um sonho para ele retirar em um dos paredões da Cachoeira do Rio Jacurutu e quando o mesmo foi pegar a pedra preciosa misteriosamente uma luz muito forte, fez arrebatar de suas mãos caindo nas águas torrenciais da Cachoeira misteriosa. Fato este apontado na mídia jornalista cearense na década dos anos 80. Estas e outras no diário de notícia do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.

Um comentário:

  1. Prezado Célio Cavalcante, primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho de proteção a essas riquezas de nosso patrimônio cultural do nosso Ceará.
    Também me preocupo muito com degradação e depredação desse material em nossas terras cearenses, contudo, venho há anos fazendo pesquisas no que se refere essas gravuras. Mas o meu apanhado é somente fazer o registro e mapeá-lo.
    Há pouco, encontrei uma mais dessas gravuras semelhantes a essas que você encontrou na Cachoeira do Rio Jacurutu, aqui no município de Morada Nova. Lá também é fácil encontrar essas raridades.
    Caso for do seu interesse, podemos formar uma caravana e desvendar mais essas riquezas por aquelas terras. Também encontramos pessoas com depoimentos acerca de avitamento de Óvins. Tenho alguns pequenos depoimentos em videos no YouTube.
    Bom, fico no aguardo.
    Grande abraço!

    Link:

    https://www.youtube.com/watch?v=wdafbvQpEjs


    Contato: rogerionogueira09@gmail.com

    ResponderExcluir