quinta-feira, 18 de julho de 2013

REMINISCÊNCIA DE VICENTE BEZERRA DE ARAÚJO FUNDADOR DA CAPELA DE SÃO VICENTE DE PAULO NO DISTRITO DE JAIBARAS EM SOBRAL-CEARÁ.

IGREJA DE SÃO VICENTE DE PAULO CONSTRUÍDA PELO LATIFUNDIÁRIO  VICENTE BEZERRA DE ARAÚJO
JAZIGO DE VICENTE BEZERRA DE ARAÚJO NA IGREJA DE SÃO VICENTE EM JAIBARAS
FRENTE DA IGREJA DE SÃO VICENTE DE PAULO COM SEU SANTO CRUZEIRO 
PLACA EM FRENTE AO SANTO CRUZEIRO DA IGREJA DE SÃO VICENTE  
GUARDIÃO DA ARQUEOLOGIA CÉLIO CAVALCANTE EDITOU EM JORNAIS E REVISTA SOBRE ESTA MATÉRIA
REGISTRO DO ÁLBUM DE FOTOGRAFIA DO PATRIARCA ABELARDO CAVALCANTE DE VASCONCELOS QUE MOSTRA  SEUS TATARAVÔS VICENTE BEZERRA DE ARAÚJO E SUA ESPOSA TERESA MARTINIANA DE VASCONCELOS 
Vicente Bezerra de Araújo era filha de Joaquim Bezerra de Araújo e de Teresa Maria de Jesus. Casou-se no dia 26 de setembro de 1850 em 1º núpcias com Manuela Ferreira de Araújo, filha de José Ferreira da Ponte e de Joaquina Bezerra de Araújo. O casal foi residir na Passagem Molhada Ema, as margens do Rio Jaibaras. Tiveram os seguintes filhos: Vicente Bezerra de Araújo Filho, João Bezerra de Araújo, Manoel Bezerra de Araújo, Francisco Bezerra de Araújo, Maria Madalena de Araújo, Joaquim Bezerra de Araújo, Maria Isabel de Araújo, Maria Bezerra. Vicente Bezerra de Araújo casou-se, em segundas núncias a 25-09-1880 com Teresa Martiniana de Vasconcelos, viúva de Ângelo dos Santos Lessa e filha de Libório Ferreira da Ponte e de Rita Madeira de Vasconcelos. Casou-se a terceira vez com Maria Clara. Foi construtor da Capela de São Vicente, em Jaibaras, onde encontrar-se sepultado. Fonte da pesquisa do Livro Cronologia Sobralense de autoria do cônego Francisco Sadoc de Araújo. Obs: Após a primeira publicação em algumas revistas e jornais nossos intelectuais do saber da genealogia Cônego Francisco Sadoc de Araújo e Assis Arruda escreveram sobre nosso imortal parente Vicente Bezerra de Araújo. O registro fotográfico foi do pesquisador da Pré-história Célio Cavalcante membro correspondente da Sociedade Paraibana de Arqueologia e do Jornal Circular da cidade de Sobral-Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário