domingo, 23 de setembro de 2012

OS HERÓIS CEARENSE NA TERRA E NO MAR

Em 02 de dezembro de 1923, partem, da frente da sede da Fênix Caixeiral, na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar), os escoteiros cearenses Manuel Bastos de Oliveira, José Limaverde Sobrinho e Artur Batista Nepomuceno, com o intuito de tentar travessia, a pé, por nove estados, indo até São Paulo. No dia 28 de novembro de 1924, os escoteiros cearenses chegam à Capital Paulista, destino previsto quando partiram, a pé, de Fortaleza. Finalmente, em 10 de fevereiro de 1925, chegam a Fortaleza de regresso. Na viagem andaram 5.184km. Fonte: Cronologia Ilustrada de Fortaleza de Miguel Ângelo de Azevedo.
                                              JANGADA NOSSA SENHORA DE ASSUNÇÃO DE FORTALEZA A PORTO ALEGRE-RS
Antiga Revista o Globo,quase meio século depois, traz um registro documental dessa aventura, que nunca saíra da minha cabeça do povo cearense e gaúcho. Numa bela reportagem de Rubens Vidal com fotos de Antonio Ronek, publicada em março de 1952, estava o relato da chegada, depois de 127 dias e 4 mil quilômetros, da jangada N. S. de Assunção, trazendo de Fortaleza (CE) quatro pescadores e um jornalista. Vinicius Lima, repórter do jornal O Globo, que patrocinava a travessia, aproveitou o desembarque do pescador Tatá – que, enfermo, ficou no Rio, quando a expedição fez uma escala por lá – e juntou-se a Jeronimo, João Pereira, Manuel Preto e Manuel Frade na segunda etapa da jornada. Fonte: Blog almanaque Gaúcho de Ricardo Chaves. Acesse o link e leia a história.
http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2012/06/11/tem-jangada-no-rio/?fb_action_ids=271248946327904&fb_action_types=og.likes&fb_ref=.UF2aXgIa3yQ.like&fb_source=timeline_og&action - Estas e outras no diário de notícia de Célio Cavalcante (Guardião da Arqueologia Cearense), membro correspondente da ACEJI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário